3 conceitos importantes para o bom desempenho dos liderados

Toda empresa tem altos e baixos internamente e externamente. Mas existem fatores que podem ser controlados, especialmente o equilíbrio interno da equipe. É aconselhável investir em ajuda de especialistas e aconselhamento profissional para o desenvolvimento do time, uma vez que são os funcionários quem vão auxiliar no processo de crescimento do negócio.

Muitos líderes não estão preparados para lidar com engajamento e crescimento profissional dos membros da equipe. Shawn Kent Hayashi, consultora do desenvolvimento de líderes e equipes de alto desempenho do The Professional Development Group, apontou três conceitos importantes para ajudar líderes e empresários nesta missão, confira!

1. Crie uma cultura que atenda os pontos fortes de todos

Para isso, é necessário que você conheça os pontos fortes e fracos dos seus liderados, inclusive os seus. Saiba o que motiva cada um deles e aprenda como cada um “funciona” melhor em seus pontos fortes.

O erro de alguns líderes é assumir que todos têm os mesmos pontos fortes e fracos ou são motivados pela mesma coisa que os motivam. Este erro pode resultar em baixo rendimento, uma vez que os membros da equipe não estejam desempenhando o melhor que poderiam em determinadas funções.

Hayashi recomenda: “Construa uma cultura onde as pessoas gostem do que fazem e assim haverá menos foco na dor do crescimento e mais foco em crescer juntos.”

2. Crie alinhamentos organizados e esclareça as expectativas sobre o desempenho de cada serviço

É imprescindível que todos tenham bem claro suas funções e responsabilidades. Definir funções ajuda o líder entender melhor o desempenho de cada um e isso pode ser motivador para quem executa. Muitas vezes líderes fazem julgamentos subjetivos sobre alguém atender ou não suas expectativas. Porém, a questão é: “Como é possível criar expectativas de algo que não foi claramente definido para quem executa?”

Além disso, fica difícil reconhecer o serviço de cada um individualmente, seja em forma de bônus ou palavras. Com isso, o resultado do não alinhamento é frustração, confusão e conflitos desnecessários. Hayashi aconselha: “Revise continuamente as principais responsabilidades de cada um para garantir que todos estejam claros em relação ao crescimento/sucesso pessoal e profissional na empresa.”

3. Faça um gráfico de crescimento 

É comum que as pessoas queiram ver o que vem após concluir um projeto, trabalho, etc. Mais do que isso, elas pretendem crescer na empresa, subir de cargo, visam por aumento de salário, etc.

Quando o líder não mapeia o futuro dos membros da equipe, geralmente os melhores funcionários buscam oportunidades em outros lugares. Para isso, incentive o desenvolvimento profissional de todos.

Leia também:
7 erros comuns de líderes
Como gerenciar pessoas mais velhas que nós
Como lidar com pessoas tóxicas no trabalho 

Fonte de pesquisa: https://www.forbes.com/sites/forbescoachescouncil/2017/08/24/four-tips-to-ease-growing-pains-for-your-team-and-your-business/#402563a15244