Como lidar com pessoas tóxicas no trabalho?

Muitas vezes, já temos tempos difíceis o suficiente no trabalho sem ter que lidar com um colega de trabalho tóxico, agora imagine quando se tem um.

Pessoas tóxicas são mais fáceis de lidar se você é o gerente e não o colega de trabalho. Um gerente pode legitimamente confrontá-los de forma que um colega talvez não esteja em posição de fazê-lo. A maioria das pessoas aprecia uma cultura clara, firme e justa, porém pessoas tóxicas mascaram suas manipulações e tentam mantê-lo dependentes a eles. Para isso, é essencial manter as fronteiras fortes e claras com essas pessoas, caso contrário você corre o risco de se esgotar, ficar doente, sentir-se exausto e angustiado por horas. Fique alerto e confira algumas dicas de como administrar a essa convivência:

1. Sempre que possível, mantenha a distância – literalmente.

Não se familiarize ou seja pessoal com eles, lide apenas com assuntos profissionais.

2. Não permita que eles alterem sua percepção à respeito de pessoas ou situações. Confie em sua intuição!

3. Não divida com eles nada que seja confidencial.

Isso pode causar terríveis problemas para qualquer organização, uma vez que você não tem o controle das atitudes de terceiros.

4. Certifique-se de que outras pessoas estejam familiarizadas com a qualidade do seu trabalho .

Pessoas tóxicas podem te prejudicar caso não sintam que você lhes dá a atenção que desejam.

5. Lembre-os de que você não escuta rumores.

Não valorize qualquer fofoca sobre outros membros da equipe e lembre-se de que alguma hora o tópico da fofoca pode ser você.

6. Minimize o impacto

Mostre liderança e estabeleça limites claros, usando comunicação transparente.

Sabemos que trabalhar com uma pessoa tóxica no trabalho é estressante. Mas se você for capaz de identificar seu comportamento e tentar trabalhar com eles de uma maneira profissional, isso pode ajudar a tornar seu trabalho mais fácil.

Manter a distância de personalidades tóxicas é fundamental para tornar seu trabalho menos estressante. Se a situação se tornar realmente extrema, não se esqueça de que falar com seu gerente ou um especialista sobre a situação.