6 Dicas financeiras para os pais

Quem tem filhos sabe que a situação financeira às vezes sai do controle. Não é tão simples assim planejar suas próprias finanças e ao mesmo tempo cuidar da vida acadêmica, pessoal, física e social dos filhos até a idade adulta. Pensando nisso, apontamos 6 dicas financeiras para auxiliar no controle desta situação de maneira eficiente. 

1. Prioridades 

Os filhos têm o dom de convencer os pais a comprar aquilo que todos têm, menos ele! Concentre-se nas prioridades. Nas contas da casa, na mensalidade da escola, etc. e depois, reserve uma quantia de dinheiro que estará disposto a investir/gastar com o que não é prioridade. Seja para você mesmo(a), companheiro(a), filhos! Confira 8 hábitos para ajudar em sua vida financeira.

2. Respeite seu orçamento

Isso significa não entrar em dívidas para fazer festas de aniversários mirabolantes, passeios dos sonhos em família, entre outras coisas. Em relação às festas, muitas vezes os gastos vão mais para impressionar os convidados do que os próprios aniversariantes, pense nisso! Caso esteja com dificuldade em respeitar o orçamento, confira aqui 6 dicas para um orçamento eficaz.

3. “Eles realmente precisam disso?”

Faça essa pergunta toda vez que decidir comprar alguma coisa para eles. Sabe aqueles brinquedos caros que foram esquecidos em uma semana? Evite comprá-los com freqüência e é provável que eles valorizem ainda mais aquele único brinquedo que eles realmente mereceram ganhar!

4. Resista à compra de tantas roupas, ele(a) vai crescer

Queremos o melhor para os nossos filhos e dá vontade de comprar tudo, mas resista, eles vão crescer e vão perder todas as roupas e sapatos em um piscar de olhos. Você vai se surpreender com o tanto que economizou por deixar de comprar roupas caras que seriam usadas pouquíssimas vezes. Uma dica é guardar as roupas novas para ocasiões especiais!

5. Opte por atividades gratuitas

Existem inúmeras atividades gratuitas que proporcionam lazer, saúde e bem-estar! Por exemplo, fazer piquenique no parque, trilhas ou andar de bicicleta! Ao invés de comprar aquele jogo eletrônico que ocupará o tempo dos pequenos, que tal reservar um tempo para passar um tempo com eles de graça? Eles vão ficar tão felizes quanto ganhar um jogo da última geração!

6. E por fim, aprenda a cozinhar

Você pode economizar muito dinheiro deixando de comprar comidas prontas e lanches. Levar marmitas para o trabalho, assim como o seu filho(a) para escola ou qualquer atividade. Além de ajudar no orçamento da família, ajuda na saúde física, uma vez que é possível balancear nutrientes e vitaminas nos alimentos escolhidos!

E você? Tem alguma outra dica para passar adiante? Torcemos pela qualidade de vida de todos. Conte com a Kowa!