8 hábitos para ajudar em sua vida financeira

O LearnVest, uma empresa americana que ajuda os clientes com análises, recomendações e estratégias para alcançar os objetivos nas finanças, escreveu em seu site hábitos para auxiliar no sucesso financeiro. Nós, da Kowa, vamos compartilhar com vocês resumidamente, com algumas adaptações e esperamos que isso possa assessorá-los para uma vida próspera.

1- Pense de maneira inversa

Tendemos a pensar da seguinte maneira: “Vou pagar minhas contas e guardar o que restou” e é comum acabarmos gastando o que restou. Uma dica seria pensar de maneira inversa, economizar para os objetivos financeiros, como aposentadoria, por exemplo, pagar as contas e então salvar o que restou.

2- Visualize onde quer chegar

Especialistas financeiros sugerem que você tenha um plano de pelo menos 5 anos para que você crie metas financeiras específicas para alcançar o objetivo. Isso ajuda a entender quanto você deveria economizar por mês, quantos meses duraria, etc.

3- Estipule regras para você mesmo

Seja dono da sua mentalidade financeira. Por exemplo, você pode estipular quanto você pode gastar em coisas que não são essenciais para sua vida. E se aquilo que não for essencial para você for muito importante, você pode deixar para comprar no próximo mês com a economia de outros meses.

4- Viva uma vida rica secretamente 

Dr. Thomas J. Stanley, co-autor do The Millionaire Next Door: The Surprising Secrets of America’s Wealthy, livro que detalha décadas de pesquisas e entrevistas com milionários, relata que a maioria dos milionários não focam em mostrar suas riquezas. Em outras palavras, grande parte de suas riquezas não são gastas em bens-materiais, como carros, casas, etc, ao contrário, são investidas e economizadas.

5- Economize para a sua aposentadoria 

Para aqueles que tem 20 anos, pensar em aposentadoria pode parecer loucura, mas acredite, não é. Quanto antes você começar a investir na sua aposentadoria, menos pesado ficará lá para frente, quando você realmente precisar. Veja mais sobre aposentadoria em: http://www.kowa-corp.com/postagem/2017/06/07/voce-pensa-em-aposentadoria/

6- Saiba exatamente quanto entra e quanto sai de sua conta

Não saber exatamente a quantia do fluxo do seu dinheiro, dificulta bastante na dedicação dos objetivos financeiros. Uma dica é anotar em sua agenda todos os seus gastos e ganhos. Existem inclusive apps, como Billguard, Dollarbird, Googlebudget, entre outros, para te auxiliar neste hábito!

7- Cartão de crédito apenas para emergências

Dívidas pessoais e de cartão de crédito impedem qualquer um a prosperar, uma vez que, o foco é apenas quitar dívidas. Aconselhamos que após pagar todas as suas dívidas, use o cartão apenas para emergências. Deste modo, esta mentalidade o ajudará a gastar com o que você realmente tem mãos (à vista).

8- Investimentos

É como um ciclo, você gasta menos, economiza dinheiro e investe essa quantia! Para aqueles que não sabem por onde começar, investir em um planejador financeiro é uma boa ideia. Outras ideias poderiam ser no investimento de: cursos, funcionários, aposentadoria, imóveis, e por aí vai.