6 Dicas para um Orçamento Eficaz

Todo mundo sonha com uma vida financeira favorável e sem estresse. A boa notícia é que esse sonho pode se tornar realidade. Rob Berger, advogado e blogueiro sobre finanças desde 2007, apontou algumas dica no site Forbes e nós da Kowa vamos compartilhar, com algumas adaptações baseadas em pesquisas, para assessorá-lo a uma vida financeira saudável.

1. Compreenda o objetivo do orçamento
O orçamento nada mais é que um plano financeiro estratégico para prever e administrar as despesas. É preciso encarar o orçamento como controle nos gastos essenciais (contas, alimentação, saúde, escola, etc.) primeiramente e depois prever como diminuir os gastos secundários.

2. Acompanhe as despesas semanalmente
Muitas pessoas acompanham as despesas mensalmente e acabam se surpreendendo com a quantidade de despesas não essenciais que acabam gastando. Verificar os gastos semanalmente ajuda a evitar tais surpresas, uma vez que você terá controle dos gastos em um curto prazo, além de fornecer informações sobre o seu padrão de consumo.

3. Divida o orçamento em categorias
Uma ideia é dividir todos os seus gastos em categorias. Por exemplo: Restaurantes, Roupas, Gasolina, Supermercado, etc. Ao dividir, tenha metas claras para cada categoria, em outras palavras, o quanto você pode gastar em cada uma delas.

4. Disciplina
As contas dos cartões de crédito ou débito ajudam no monitoramento de gastos, mas caso você tenha o hábito de pagar à vista ou usar o dinheiro em notas, tenha disciplina para anotar suas aquisições, contas, etc.

5. Economize primeiro
De acordo com as suas despesas e necessidades, quanto você pretende economizar por mês? Assim que você receber o seu salário já guarde essa quantia! Não economize o que restou. Economize aquilo que se propôs a a guardar.

6. Plano 50/20/30
Popularizado pela senadora Elizabeth Warren em seu livro, All Your Worth, esse plano constitui-se em usar 50% da renda para necessidades, 20% para poupança a longo prazo e 30% para lazer, shopping, etc. É um bom ponto de partida para aqueles que não sabem por onde começar.

Tópicos relacionados:
Qualidade de vida vs ganhar dinheiro

O que é mais importante, qualidade de vida ou ganhar dinheiro?

Aposentadoria
http://www.kowa-corp.com/postagem/2017/06/07/voce-pensa-em-aposentadoria/

Perguntas financeiras
http://www.kowa-corp.com/postagem/2017/06/09/perguntas-financeiras-que-voce-deveria-estar-se-perguntando-agora/

8 hábitos para ajudar em sua vida financeira
http://www.kowa-corp.com/postagem/2017/06/14/8-habitos-para-ajudar-em-sua-vida-financeira/

Fonte: https://www.forbes.com/sites/robertberger/2015/07/26/7-tips-for-effective-and-stress-free-budgeting/2/#2baafca869a9