6 hábitos saudáveis para praticar durante o intervalo de trabalho

Você tem aproveitado o seu intervalo de trabalho (kyuukei) da melhor forma possível? De acordo com pesquisas, aqueles que trabalham por turnos, estão em maior risco de aumento de peso e doença cardíaca. Veja como bons hábitos de alimentação, exercícios e atitudes podem te ajudar a ter um dia mais produtivo e saudável.

1. Opte por alimentos saudáveis

Para aqueles que almoçam/jantam no refeitório da empresa, evite frituras em excesso, troque o refrigerante por água, e opte por verduras, saladas e frutas para a sobremesa. Tais alimentos, além de serem ricos em inúmeras vitaminas, ajudam no desempenho do trabalho, uma vez que se sentirá mais leve. Ao contrário de refeições pesadas, que as fazem se sentir cansado logo após.

Parece óbvio, mas a maioria das pessoas ignoram isso e o hábito de uma alimentação nada saudável consequentemente acarreta para problemas sérios de saúde.

E se você traz sua própria comida, recomendamos que congele pequenas porções de refeições saudáveis para não deixar o processo de cozinhar cansativo.

2. Leve alimentos para se manter disposto

Alimentos que possuem fonte de vitamina do complexo B auxiliam na produção de energia e disposição. Exemplos: aveia, mel, leite integral, iogurte natural, amêndoas, ovo cozido.

E se você tem o hábito de tomar café para acordar, lembre-se: A cafeína permanece em seu corpo por muitas horas. Recomendamos que limite a ingestão de 4 a 5 horas antes do final do turno para que possa ter um descanso de qualidade ao chegar em casa.

3. Desfrute o seu tempo de descanso 

Sente-se para comer, relaxe e aproveite esse tempo para descontrair um pouco!

4. Exercícios e alongamentos

Recomendamos que considere se exercitar levemente nesse tempo de pausa. Seja uma caminhada curta ou alongamentos simples para esticar o corpo.

Muitas pessoas trabalham sempre na mesma posição e esses hábitos ajudam a não atrofiar os músculos, além de contribuir para um sono saudável.

5. Sorria

Porque sorrir reduz o nível de estresse. Cerque-se de pessoas positivas em seus intervalos e mantenha boas relações profissionais!

6. Seja gentil

Quando se é gentil com os outros, tudo fica mais simples. Dizer “por favor”, “obrigado”, “posso te ajudar?” proporcionam um ambiente mais leve e o trabalho menos árduo.