Autoliderar-se, para liderar

Quando falamos sobre o perfil de um líder, esperamos que seja alguém inspirador, que transmita motivação à equipe. Mas muitos não mencionam o quanto o autoconhecimento é peça chave na construção dessa personalidade, e o estímulo para buscá-lo é um diferencial que as empresas podem oferecer.

Uma pessoa com um bom nível de autoconhecimento tem mais consciência de si e é capaz de responsabilizar-se das suas ações com mais segurança. Automaticamente, também se tem mais consciência do outro. O autoconhecimento também é capaz de proporcionar mais equilíbrio emocional, diminuindo assim a possibilidade de conflitos.

Alguns passos para o autoconhecimento são práticas de meditação ou leituras de livros de desenvolvimento pessoal. Mas as empresas também podem proporcionar treinamentos ao colaborador e ações de comunicação interna que o incentive a adquirir novos hábitos, e podemos considerar uma oportunidade para a empresa também, pois novos líderes surgirão, causando impactos produtivos nas equipes.