5 Passos para resolver conflitos

Ninguém está livre de se desentender. Pode ser com familiares, amigos e colegas de trabalho. Porém, no ambiente profissional esses desentendimentos podem tanto prejudicar o cotidiano da empresa como arruinar sua carreira. Para que isso não aconteça, confira 5 dicas que podem ajudar você resolver esses conflitos de maneira correta:

Manter a calma

A impaciência também gera conflito. Quando estiver nervoso não tente resolver a questão imediatamente.  Procure se acalmar e analisar quais foram os motivos que causaram o desentendimento. Fazer uma análise crítica muda sua percepção em relação ao problema e ajudar a compreender o outro lado.

Neutralidade

Pessoas pensam e agem de maneiras diferentes. Por isso, não encare o desentendimento como uma perseguição ou tentativa de atingir você. Em qualquer situação deve manter o profissionalismo. Compreenda que a outra pessoa também busca por respostas e, algumas vezes, a falta de comunicação pode ser o ponto principal. Deixe claro que você não está procurando brigas, apenas a solução mais sensata.

Empatia

Se colocar no lugar do outro é fundamental para entender as origens do problema. Analise a situação sob o ponto de vista da outra pessoa. Quais eram as suas motivações? Se você for capaz de compreendê-la será capaz de resolver o problema.

Ofereça solução

Apenas defender seu ponto de vista e insistir que a outra pessoa aceite seus argumentos podem piorar a situação. Procure mostrar como você pretende agir. Ofereça solução para o conflito e peça sugestão de como resolver. Isso vai mostrar que você não quer “se aparecer” e nem impor sua vontade e sim, encontrar a melhor saída.

Peça desculpas

Não importa quem começou o conflito e se você está certo ou errado, todos os envolvidos têm responsabilidade por deixar a situação se tornar um problema. Então, independentemente de ter criado a confusão ou apenas ser vítima dela, desculpe-se pelo mal-entendido. Agindo dessa forma, irá mostrar que pretende resolver a questão e encerrar o assunto.

 

Fonte: Exame.com.br