Mensagem profissional: 5 dicas para acertar o tom

Parece  simples e prático escrever uma mensagem de trabalho. Mas essa praticidade, em alguns momentos, pode transformar em um grande problema. Isso deve ao fato que muita gente não presta atenção no que escreve, sem ler antes de enviar e, principalmente, sem importar como a pessoa que recebe vai entender (ou não) a informação e com isso, desencadear uma série de desentendimentos. Para evitar que isso aconteça, confira estas 5 dicas:

Caixa alta com cuidado

Para que não ocorra ruídos na comunicação é bom evitar o uso de caixa alta na mensagem. Isso deve-se ao fato que a outra pessoa pode achar que está gritando com ela e não expressando relevância ao assunto. Caso precise destacar uma informação você pode usar negrito ou highlight (aquela opção de grifar colorido), mas sempre com moderação.

Exclamações na hora certa

Algumas pessoas tem o hábito de exclamar (!) no final das frases de um e-mail ou mensagem de trabalho. Essa prática também pode dar a impressão de que você está impaciente e o efeito pode ser extremamente desagradável. Tenha cuidado, preste atenção e deixe as exclamações preferencialmente para saudações como “Bom dia!” ou “Boa sorte!”. Fica mais agradável.

Emoticons melhor evitar

Além de divertidos, economizam palavras e expressam sentimentos. Mas, se a mensagem for para um superior ou para alguém com quem você tem pouco contato, o melhor é evitar.  O uso de emoticons pode deixar a mensagem informal demais.

Saudações inadequadas

Expressar intimidade nas saudações do tipo “querida”, “amado”, “fofo”, “bela” e etc,  devem ser usadas, preferencialmente, entre amigos muito próximos para combinar um passeio, por exemplo. No ambiente profissional, o melhor é evitar. Diga apenas o nome ou, se forem vários os destinatários, utilize algo como “Caros”, que não costuma pegar mal, resolve o problema e demonstra simpatia.

Obrigado pela atenção

E ao terminar a mensagem pode mandar beijos? Bom, isso vai depender do grau de intimidade com os colegas de trabalho. Mas, é aconselhável evitar correr riscos.  O melhor é um “obrigado”. Se for mais ou menos íntimos, um “abraço” pode resolver a questão.

Em todo caso, procure revisar o texto antes de enviar e busque sempre ser objetivo e claro nas mensagens. Guarde as piadinhas e os apelidos para os amigos pessoais.

 

Fonte: https://www.vagas.com.br