3 dicas para lidar com o mau humor no ambiente de trabalho

 

É quase impossível manter sempre um humor positivo com tantos compromissos e afazeres. Mas, quando o indivíduo se torna muito crítico, agressivo e pessimista com certa frequência, podem ser sinais de desiquilíbrio e com isso, prejudicar as relações e o desempenho da equipe. Veja algumas dicas para lidar com o mau humor no trabalho:

Inteligência Emocional

Busque desenvolver sua inteligência emocional. Pessoas preparadas emocionalmente conseguem lidar melhor com pessoas instáveis. Quanto mais elevada for sua inteligência emocional, mais “blindado” será contra o mau humor alheio. Indivíduos desiquilibrados emocionalmente contagiam o ambiente com emoções negativas e, assim, podem interferir na sua rotina de trabalho.

Empatia

Desenvolver a empatia é a chave para compreender a instabilidade do colega que sempre está mal-humorado.  Tente reconhecer os pontos positivos do outro e os motivos que levam a se comportar dessa forma. Pessoas que estão sempre mal-humoradas buscam aprovação e elogios. Normalmente são pessoas inseguras e quando não conseguem o reconhecimento dos colegas e superiores se sentem frustrados.

Relaxar

Nem sempre podemos escolher com quem convivemos diariamente. Por essa razão, é fundamental saber o momento de se desligar para que não seja afetado pelos problemas alheios. Ao sair do trabalho, tente não levar para a casa a carga negativa dos colegas mal-humorados. Procure relaxar e recarregar sua energia ouvindo música, ler um bom livro ou jantar com um amigo são algumas maneiras que podem finalizar seu dia mais feliz.

 

 

Fonte: http://www.sbie.com.br/