Etiqueta empresarial: 5 dicas de bons comportamentos no ambiente de trabalho

Ter capacidade técnica não é garantia de estabilidade no trabalho. Comportamentos e atitudes inadequados são os principais motivos que levam á demissão. É preciso além de habilidade, seguir algumas etiquetas. Pode-se dizer que etiqueta empresarial é um conjunto de atitudes estabelecidas para que haja um excelente convívio entre as pessoas que trabalham no mesmo ambiente.  Essas atitudes são fundamentais para a estabilidade o e crescimento da organização. Tem como objetivo reduzir, ao mínimo, os conflitos, preconceitos, atritos, dúvidas e desconfiança, entre o público e a empresa. Veja algumas etiquetas que o colaborador deve manter no trabalho:

 Ter bom senso

Uso de roupas e acessórios extravagantes no ambiente de trabalho podem causar uma impressão negativa e consequentemente, um desconforto para os superiores. Procure adequar o vestuário de acordo com a postura da empresa. Por outro lado, não passe a impressão de desleixo e desdém aos propósitos da organização. A sua conduta diz muito sobre você.

Ser cordial

Cada vez mais as empresas prezam por trabalhos em equipe. Isso significa que saber compartilhar tarefas e ser prestativo são qualidades valorizadas pelas empresas. Seja cordial, educado, prestativo e gentil. Saiba ouvir e fale somente na hora certa.

Ser educado

Por mais intimidade e tempo de serviço, manter a educação é primordial no ambiente de trabalho. Palavras como por favor, obrigado, bom dia, boa tarde, boa noite, com licença são fundamentais para garantir o respeito da equipe. Ser educado eleva a reputação do funcionário e transmite bem-estar ao convívio.

Ser organizado

Ser organizado para algumas pessoas é algo extremamente difícil. Mas, adquirir o hábito de manter as atividades em dia e o local de trabalho devidamente arrumado, contribuem para o rendimento nas tarefas. No ambiente de trabalho, e também fora dele, seja organizado em todos os sentidos. Mantenha suas coisas organizadas de modo que outras pessoas tenham facilidade em encontrar algum documento caso precise.

Manter o bom humor

Por mais tranquilo que seja o ambiente de trabalho, cada pessoa tem seus próprios problemas para resolver. No entanto, é preciso li dar de maneira racional e não levar para o ambiente de trabalho a raiva e descontentamento. Caso tenha situações sérias para resolver, converse com seu superior e explique o motivo da sua preocupação. Evite ligações particulares durante o horário de expediente, assim como o uso indevido da internet como redes sociais para resolver questões pessoais e não permita que os problemas interfiram no seu cotidiano profissional e prejudique sua carreira.

 

Fonte: cpt.com.br