6 Perguntas para gerar ideias produtivas e bem sucedidas

Você já teve muitas ideias para começar um negócio ou implementar em outro? Remit Sethi, CEO do GrowthLab e Daniel DiPiazza, fundador do Rich20Something, compartilham algumas perguntas para se fazer com intuito de gerar idéias produtivas e bem sucedidas. Confira!

1. Quais são os meus gastos?

Sethi escreve que muitas vezes não temos uma clara noção dos serviços que já pagamos, pois tudo entra no modo automático. Ele sugere que você faça uma lista desses serviços. Isso pode abrir sua mente para serviços que você poderia sugerir.

2. Quais as minhas habilidades?  

Não se limite em listar suas habilidades. Sethi afirma: “Isso inclui tudo que você sentir que é habilidoso(a)”, pois o mercado está aberto a ideias.

3. Em que os meus amigos dizem que eu sou bom(a)?

Sethi sugere, caso você não acredite que tenha habilidades surpreendentes, perguntar sobre as mesmas aos seus amigos. Eles te dirão pelo 3 coisas que você faz incrivelmente bem. Lembre-se, aquilo que você pensa ser muito fácil, não significa que seja fácil para todos. 

4. Existe competição para esta ideia?

Acredite, ter concorrentes é ótimo. DiPiazza diz: “Ser o primeiro não é horrível, mas há menos roteiros a seguir.” Escolha algo que tenha uma alta probabilidade de sucesso!

5. Os meus concorrentes estão ganhando dinheiro?

DiPiazza diz, se a resposta for sim, você está no caminho certo, pois existe mercado e chance de crescimento. Mais do que isso, existem inúmeras maneiras de fazer diferente ou melhor que seus concorrentes. Uma dica é avaliar o que os clientes tem a dizer, pela internet, destas empresas/negócios e pensar em meios de melhorar tais questões.

6. Posso fazer meu produto/ serviço/ idéia melhor ou de forma diferente?

É preciso se destacar naquilo que você decide fazer. DiPiazza lista 5 exemplos em como se destacar:
1. Melhor preço
2. Conveniência
3. Melhor qualidade/ estética
4. Melhor variedade
5. Melhor atendimento ao cliente ou garantia

Fontes de pesquisa:
http://www.businessinsider.com/how-to-come-up-with-a-good-business-idea-2016-12 
http://www.businessinsider.com/is-your-business-idea-worth-pursuing-2017-4