Hierarquia do Japão no Mundo Corporativo.

kacSe olharmos para a cultura corporativa no Japão, uma característica das organizações empresariais que mais se destaca é a hierarquia empresarial japonesa. As hierarquias das empresas são bastante importantes e desempenham um papel de vital importância nas organizações japonesas.

Faz parte do pensamento japonês a seguinte idéia: não fazer nada a mais ou a menos de sua posição na sociedade. Nessa linha, eles implementaram essa crença em sua cultura corporativa também criando normas rígidas definindo funcionalidades e alcance de cada designação ou posição dentro de suas instituições.

A hierarquia empresarial japonesa define fronteiras funcionais claras que são extremamente vitais na cultura corporativa deles, definindo até mesmo sua interação com outras pessoas na organização. Eles agem de acordo com o consenso cooperativo, onde o processo de tomada de decisão vem de cima para baixo. Em outras palavras, os japoneses consideram fortemente que a delegação de autoridade e poder de decisão de cima para baixo, qualifica a compreensão ocidental da hierarquia.

Mais do que isso, a hierarquia para os japoneses não definem apenas a autoridade e o poder que cada posição possui. Eles acreditam ser uma forma de envolver ativamente todas as pessoas como parte de um grupo, definindo seus papéis e responsabilidades. Pressupõe-se que os indivíduos devem ser conscientizados a respeito de suas posições em relação às outras pessoas, dando-lhes um senso de responsabilidade para com seu grupo e é assim que a organização japonesa desencadeia sua força.

Com isso, regras e procedimentos são claramente descritos e determinados para orientar as diversas atividades a serem realizadas pelos membros da organização, criando assim uma ciência por parte de todos em relação ao seus cargos e responsabilidades.

Embora a hierarquia seguida por cada empresa possa variar de acordo com o escopo e os seus objetivos, a estrutura básica exercida pela maioria delas é bastante semelhante. Para ajudar a esclarecer, veja o quadro básico das hierarquias empresariais japonesas:

Kaicho (Presidente e chefe de conselho)

Shacho (Presidente)

FukuShacho (Vice-Presidente)

SunmuTorishimariyaku (Diretor Executivo Sênior)

JomuTorishimariyaku (Diretor Executivo)

Torishimariyaku (Diretor)

Bucho (Gerente Geral)

Kacho (Chefe de seção)

Kachodairi (Chefe adjunto da seção)

Kakaricho (Chief Clerk)

Ippanshain (Empregado geral)

Para finalizar, os japoneses têm uma explicação para isso. Uma vez que eles acreditam que a hierarquia em uma organização reduz a incerteza interna decorrente do comportamento humano imprevisível, variável e aleatório dentro da organização, mecanismos de controle e incentivo à conscientização dos indivíduos quanto à suas responsabilidades para com seu grupo ajudam a criar e manter um ambiente sólido e eficiente.