15 dicas que você pode e deve usar para combater o estresse

As maneiras como lidamos com o estresse visam moderar ou minimizar os efeitos estressores sobre o nosso bem estrar físico e emocional. Portanto, o que você pode e deve fazer:

  1. Conheça a si mesmo – O autoconhecimento auxilia a contornar emoções negativas e a evitar a frustração. Identifique suas forças e fraquezas e ajuste a interpretação dos fatos. Valorize mais as suas conquistas e não dê tanta importância aos contratempos.
    Diminua o seu ritmo de trabalho – Defina as prioridades e APRENDA A DIZER NÃO.
  2. Expresse seus sentimentos – Fale sobre as suas preocupações com pessoas próximas, discuta os problemas. Se não conseguir fazer isto, pode escrever em um caderno as suas frustações, problemas e sentimentos. O fato de dar atenção aos sentimentos pode tornar o problema mais claro e mais fácil de resolver.
  3. Evite pessoas que lhe causem estresse – Limite o tempo que passa com essas pessoas ao mínimo necessário. Se são colegas de trabalho, procure manter a relação no nível estritamente profissional.
  4. Reserve um tempo para ficar sozinho – As pessoas ao nosso redor podem causar ansiedade. Você precisa de um tempo para se isolar e refletir.
  5. Sorria bastante – Sorrir e gargalhar liberam hormônios do bem-estar, e exercitam uma série de músculos. Veja filmes, vá ao teatro, reúna-se com amigos para conversar e se divertir.
  6. Organize e aproveite o seu tempo – Execute uma tarefa de cada vez, da forma correta, para evitar retrabalhos.
  7. Coloque seu orçamento em ordem – Livre-se das dívidas e poupe. Uma vida financeira desorganizada prejudica diretamente a qualidade do seu trabalho, e gera ainda mais estresse. Por outro lado, ter seu dinheiro sob controle, e possuir uma reserva financeira para emergências, gera uma sensação de conforto e reduz a pressão.
  8. Pratique atividades físicas e relaxamento – Exercícios ajudam o organismo a produzir uma substância chamada beta-endorfina, que vai diminuir o desconforto, dar uma sensação de bem estar e produzir um estado de relaxamento importante.
  9. Durma bem – Além das atividades físicas, banhos e chás são indicados para insônia. A ação do maracujá, ainda não comprovada, pode aumentar os níveis de ácido gama-aminobutírico no cérebro, o que diminui a atividade de algumas células do órgão, fazendo com que você se sinta relaxado.
  10. Alimente-se adequadamente – Uma alimentação saudável, sem ataques de gula, proporciona bem estar e controla a ansiedade.
  11. Pratique a respiração diafragmática – A respiração diafragmática induz o relaxamento e pode baixar o nível dos hormônios do estresse no sangue. Para a respiração diafragmática você deve respirar com o nariz e a boca, colocar uma das mãos no tórax e outra no abdome (próximo ao umbigo), e respirar de modo que a mão que está na região abdominal se movimente mais do que a que está no tórax. Inspire devagar, fazendo de sua barriga um balão que se expande. A mão que está no abdome deve subir e descer, e a mão que está no tórax deve se mexer muito pouco.
  12. Ouça música – a música controla a ansiedade e dispersa as emoções negativas.
  13. Viva o tempo presente – passeie, tome sol, assista a um filme, curta a família, viaje. São atividades que podem ser feitas hoje, não as deixe para amanhã.
  14. Faça o que lhe dá prazer.
  15. Tenha pensamentos positivos, sempre – o pensamento positivo tem poderosa influência sobre o corpo. Conforme você imaginar, assim será! Então, imagine e pense sempre no melhor.

    Fonte: Saúde Experts
    http://saudeexperts.com.br/15-dicas-para-lidar-com-o-estresse-no-trabalho/