Como alcançar o crescimento e desenvolvimento Profissional

Alcançar o crescimento profissional é um anseio de todas as pessoas. Porém, esse é um processo que exige muita paciência, sabedoria, dedicação e persistência. Além disso, para atingir este objetivo, é necessário levar em consideração fatores do estado atual do indivíduo, tais como: se a empresa oferece espaço para desenvolvimento desejado, se a própria pessoa possui capacidade para assumir maiores responsabilidades e se está preparada para funções mais desafiadoras.

Com a alta competitividade do mercado, é imprescindível que todos os profissionais estejam em desenvolvimento contínuo e, principalmente, permaneçam preparadas para as oportunidades repentinas que surgem.

Resiliência e Flexibilidade
Mudanças e adversidades estarão sempre presentes na vida e na carreira. Portanto, a habilidade de lidar bem com situações que lhe tirem da zona de conforto é um fator indispensável. Mais do que isso, é preciso ter a capacidade de evoluir e obter aprendizado com as experiências, por mais difíceis que sejam, fazendo delas oportunidades de crescimento.

Foco
Este é um elemento essencial para o crescimento na carreira. O profissional pode ser flexível e adaptável as mudanças, mas também deve sempre manter o foco em direção aos seus objetivos.

Habilidades interpessoais
Busque causar uma boa impressão, seja agradável, colabore com os colegas, tenha uma comunicação efetiva, ouça mais, valorize as relações, seja tolerante, elogie, reconheça e agradeça.

Entusiasmo e Motivação
Automotivação e entusiasmo são indispensáveis para o crescimento de qualquer profissional, uma vez que o estimula a cumprir as tarefas com qualidade e efetividade, além de engajar-se na realização destas, dedicar-se ao seu sucesso e manter um ambiente agradável.

Profissionalismo
Encare os desafios, demandas, datas e prazos com maturidade e dedique-se em desempenhar bem cada tarefa. Mantenha o foco, evite o excesso de brincadeiras, fofocas e utilização de redes sociais durante o trabalho.

Trabalho em equipe
Esteja aberto a compartilhar seus conhecimentos, a ouvir na essência e aprender com os colegas e superiores. Evite comportamentos individualistas, colabore com o grupo e esteja disposto a dividir o sucesso dos projetos.

Fonte:
Porta IBC
http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-carreira/como-alcancar-crescimento-desenvolvimento-profissional-organizacao/