Informações que ninguém deveria revelar sobre si mesmo no trabalho

No ambiente profissional não é possível criar vínculos se você não expõe suas ideias, capacidades e habilidades. No entanto, segundo o o psicólogo norte-americano Travis Bradberry em artigo no LinkedIn, “revelar as coisas erradas pode ter um efeito devastador sobre a sua carreira”, diz. Para evitar problemas no trabalho, aqui estão algumas coisas que é melhor não revelar sobre si mesmo, veja:


Crenças políticas

É comum durante uma conversa informal no trabalho falar sobre a situação econômica e política. No entanto, é preciso ter discernimento. É mais estratégico escutar o que os colegas e chefes têm a dizer da forma mais neutra e respeitosa possível. Em alguns casos, até um olhar de reprovação pode desencadear um conflito. Tome cuidado.

 Falar sobre o comportamento de alguém

Em qualquer ambiente de trabalho é comum encontrar um colaborador que a equipe considera como o menos comprometido do grupo. Mas esse consenso silencioso não dá permissão para comentários. Segundo Bradberry, revelar a sua opinião sobre a incompetência de um colega pode parecer uma tentativa insegura de valorizar o seu próprio desempenho.


Falar sobre salário

É possível em uma organização haver diferenças na remuneração mesmo exercendo a mesma função. Com isso,  eventuais diferenças podem gerar um forte sentimento de injustiça. Assim, por mais que queira revelar os números do seu holerite, é melhor se calar a respeito disso. Até boas notícias como aumentos salariais merecem discrição.

Opinião negativa sobre o seu emprego

Pessoas pessimistas  são muito mal vistas em qualquer ambiente de trabalho. Por isso, por mais que você realmente esteja passando por problemas no seu emprego atual, é melhor pensar duas vezes antes de abrir o seu coração para os demais. De acordo com Bradberry, os chefes são rápidos em perceber quem são as pessoas que estão deprimindo o ânimo da equipe com as suas reclamações.

Intenção  de mudar de emprego

Ao revelar que pretende ir embora, o funcionário se transforma numa perda de tempo para todo mundo”, escreve o psicólogo. E também existe a possibilidade de que a sua busca por um novo emprego não dê certo, e isso poderá prejudicar sua imagem na empresa.

 

Fonte: exame.abril.com.br