Dicas para separar a vida pessoal da profissional

Algumas pessoas utilizam apenas um endereço de e-mail para centralizar conteúdos e informações importantes. Há também quem acredita que levar atividades do trabalho para fazer em casa é uma maneira de ser produtivo. Essas atitudes  podem na verdade, prejudicar os relacionamentos e comprometer o seu rendimento. Confira algumas dicas para separar a vida pessoal da profissional:

E-mail / aplicativos

Criar e-mails distintos podem fazer uma grande diferença: ter dois e-mails, um pessoal, outro profissional, tanto ajuda manter sua privacidade, como pode deixar o trabalho mais produtivo. Deixe o seu e-mail pessoal para conversar com os amigos, receber newsletters dos sites que você segue, acessar suas redes sociais e etc. E utilize apenas o e-mail profissional para assuntos do trabalho. Isso é válido também para aplicativos e redes sociais.  Busque organizar seus contatos para não ter problemas, existem redes sociais específicas, no lado profissional por exemplo, o LinkedIn é uma opção. E por fim, somente adicione aqueles que você mais tem afinidade, e tome cuidado para não liberar todas as suas informações.

Separe suas roupas

Uma dica interessante é separar as roupas de trabalho. Deixe uma parte do armário somente para as peças que usa no ambiente profissional. No caso de uniforme, sempre que chegar em casa depois do serviço, procure trocar de roupa e coloque peças mais informais. Parece que não, mas usar a mesma roupa em casa que usou para trabalhar faz com que você sinta mais dificuldade para desligar o “modo trabalho”.

Estimule a criatividade

É importante que você encontre algo para distrair após o trabalho. Estimular o seu lado criativo ajuda soltar a tensão do seu esforço do dia a dia. Evite ficar tentando encontrar soluções para problemas do escritório enquanto estiver descansando na sua casa.  Por outro lado, se você segue um blog sobre música por exemplo, deixe para acessar somente quando estiver em casa para não atrapalhar seu rendimento profissional.

Fonte: universia.com.br