5 dicas para dormir bem

5 dicas para dormir bem

Com o intuito de ajudar no bem-estar da equipe Kowa que dá o seu melhor todos os dias, na semana passada, compartilhamos 7 hábitos para começar o dia bem , e hoje vamos apontar algumas dicas para que possam ter uma boa noite de sono e acordar disposto para o dia seguinte!

Primeiramente, é importante ressaltar que, conforme uma pesquisa do grupo Divisão de Distúrbios do Sono e do Ciclo Circadianos em conjunto com o Hospital Brigham and Women’s, foi afirmado que padrões de sono irregulares estão diretamente ligados com o nosso desempenho no dia seguinte. Eles analisaram comportamentos de 61 alunos da faculdade Harvard e constaram que noites mal dormidas influenciavam em suas notas acadêmicas.

Se você é daqueles que não costuma manter um padrão regular de sono, esse conteúdo é para você! Veja algumas dicas para melhorar a sua qualidade de sono e produtividade no dia seguinte.

1. Receba a luz do dia com mais frequência

Mariana Figueiró,  PhD na área de ritmos circadianos, professora assistente e diretora do programa luz e saúde do LRC (Lighting Research Center), afirma que exposição de luz durante o dia é fundamental para padrões de sono saudáveis, pois ajuda a calibrar o relógio interno “circadiano” do corpo.

Figueiró aconselha: “Receba a luz do sol pela janela da sua casa/escritório durante o dia, especialmente durante a manhã, saia durante a hora do almoço para receber os raios de sol.”

2. Esteja menos exposto a luz durante a noite

A especialista no assunto Figueiró também afirma que para manter padrões de sono saudáveis, assim como é necessário receber a luz durante o dia é importante estar menos exposto a luz durante a noite.

Antes de dormir, procure deixar apenas o abajur ligado ou uma luz com intensidade mais fraca e evite ficar em frente ao computador, TV, tablets, celular para facilitar o sono.

3. Evite cochilos prolongados durante o dia

É importante obter um descanso mínimo durante o dia, especialmente se você for trabalhar de noite por várias horas. Um estudo famoso da NASA de pilotos, mostrou que um cochilo de 26 minutos, além de favorecer o estado de alerta dos pilotos, melhorou 34% em relação aos seus desempenhos.

Porém, é preciso dosar este tempo de sono. É aconselhado dormir no máximo 30 minutos para não causar insônia durante a noite.

4. Evite a cafeína/estimulantes no final da tarde

De acordo com o site Sleepfoundation, estudos apontam que a cafeína entra na corrente sanguínea através do estômago e intestino delgado e pode ter efeito estimulante 15 minutos após a consumação e persistir por cerca de 6 horas no corpo até que a cafeína seja eliminada.

5. Exercite-se regularmente!

Kelly Glazer Baron, psicóloga e pesquisadora do sono da Feinberg School of Medicine, afirma que praticar exercícios físicos regularmente auxilia na qualidade do sono, especialmente para aqueles que sofrem com a insônia, pois os exercícios silenciam a resposta de estímulo da pessoa.

Importante lembrar que a melhora pode variar. Para alguns o efeito é de longo prazo, para outros não. Veja 7 atividades físicas para a sua saúde! 

Se mesmo assim, sua qualidade de sono for comprometida, procure ajuda médica!

Fontes de pesquisas:

http://www.lumearquitetura.com.br/pdf/ed44/ed_44%20EN%20-%20Mariana%20Figueiró.pdf 

https://sleepfoundation.org/sleep-topics/caffeine-and-sleep

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23946713