Interdependência no ambiente corporativo

Interdependência no ambiente corporativo

Nos dias atuais, a independência é muito propagada como um objeto de desejo. Devemos ser independentes, financeiramente mas de forma pessoal também, e usar essa independência para viajar o mundo. Mas será que esse discurso é condizente também com o mercado de trabalho?

Em verdade, o mercado de trabalho hoje está mais interdependente, isso sim. Ou seja, todos temos nossa individualidade, habilidades e independência, mas é preciso unir essas habilidades para formar um time mais competidor e produtivo.

A interdependência é a junção de habilidades independentes onde os papéis dos colaboradores se complementam. Para se desenvolver um site, por exemplo, poderia ser necessário apenas um profissional, como nos tempos antigos. Mas porque não ter um especialista em design e um desenvolvedor? Levando em consideração que ambos são especialistas, a qualidade do serviço seria mais superior do que se fosse apenas um profissional para “aprender” todas as áreas ainda para depois desenvolver o produto.

Então entende-se a interdependência como um fator positivo e necessário no ambiente corporativo. Muito parecido com o termo “colaboração”, mas com outros significados, mais voltado para habilidades técnicas e pessoais que possam se complementar e assim o time obter melhores resultados, pois é formado por diversos especialistas.