Empatia: uma chave para o bom trabalho em equipe

Entende-se por empatia a capacidade de se colocar no lugar do outro e buscar compreender seu ponto de vista ou, em alguns casos, também seu sofrimento. Porém, algumas equipes acabam tendo dificuldades em praticar a empatia devido ao espírito competitivo e sob pressão do ambiente. Por isso difundir essa prática, pode ser papel do gestor também.

Ações de comunicação interna também podem estimular o colaborador a manter essa característica chave em seu dia a dia de trabalho. Umas das maneiras de o colaborador adquirir essa característica por conta própria é através do autoconhecimento. Pois, segundo a teoria “Projeção Freudiana”, acontece de projetarmos no outro aquilo que nos desagrada. Então quando achamos que o outro está errado em algo, pode ser que na verdade é algo que nos incomoda em nós mesmos e não sabemos lidar.  O autoconhecimento se torna a premissa básica para praticar a empatia.

Algumas outras característica no colaborador também poder ajudar no desenvolvimento dessa habilidade, como a capacidade de ouvir mais, prestar mais atenção no outro antes de tirar conclusões precipitadas.

Assim, com um ambiente mais empático, o bom relacionamento da equipe é algo certo, pois a probabilidade de conflitos é menor.