3 Dicas para ter relacionamentos saudáveis no trabalho

É importante ressaltar que o local de trabalho é o lugar onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo e por essa razão, é necessário criar um clima harmonioso e motivador. Por isso, desenvolver uma boa convivência no ambiente profissional é fundamental. Para evitar situações de estresse e manter um clima agradável entre os colaboradores, aplique no seu dia essas 3 dicas:

Evite se envolver em fofocas

A comunicação precisa ser clara e objetiva. Uma interpretação equivocada pode criar problema onde não existia. Sempre que tiver algo a dizer, converse amigavelmente e ouça o que o outro tem a dizer. Cuidado com as brincadeiras e não confunda a vida pessoal do colega com a profissional. Ao preservar a individualidade, o ambiente se torna agradável e produtivo.

Seja tolerante

Para conviver em grupo de maneira saudável é preciso aprender a aceitar as diferenças. Praticar a empatia é a melhor maneira para evitar conflitos. Isso não significa que precisa aceitar tudo o que os outros dizem, mas se colocar no lugar do outro, pode ser o primeiro passo para evitar confusões.

 Saiba relevar

Saber ceder é essencial para a qualidade das relações dentro da empresa. O desgaste com discussões e opiniões, influenciam diretamente  na saúde física, mental e emocional do ser humano e consequentemente, a produtividade do grupo. Por isso, algumas vezes, abrir mão de posturas pensando no bem comum, ajuda a exercitar a humildade, além de contribuir para o desenvolvimento da equipe.

 

Fonte: sbcoaching.com.br/blog