A missão de uma empresa deve ser a missão de todos

Segundo o professor Marcelo Nakagawa, a missão de uma empresa é essencial para elaborar estratégias de crescimento, pois ela deixa os objetivos da organização mais claros.

Normalmente, são três ferramentas que podem servir de bússola à empresa: a Missão, a Visão e os Valores. E em grande parte da literatura administrativa, têm-se a lógica que tais itens devem ser elaborados pela mais alta gestão da empresa, seus fundadores e/ou presidentes. O que grande parte dos empresários não sabem, no entanto, é que trabalhar dessa maneira tão comum e tida correta, pode trazer algumas dificuldades na implementação dessa cultura para com os colaboradores.

Segundo Stephen Richards Covey, o envolvimento é essencial para o comprometimento, por isso defende que todos os colaboradores estejam envolvidos na elaboração da missão da empresa. É claro que em uma empresa de grande porte isso não é possível, mas consideremos também que a mesma já teria uma cultura bem implementada em tal ponto. Covey recomenda que se não for possível a participação de todos, que ao menos todos estejam envolvidos, ou seja, tenham princípios semelhantes aos da organização, e que isso seja percebido desde as etapas de contratação. Quando o colaborador não está alinhado com a missão da empresa, seus resultados e comprometimento podem oscilar.