Dicas de Empreendedorismo

1.  Visão a Longo Prazo

Planejamento é essencial para as empresas. Para administrar bem, é preciso manter a disciplina e ordem em todos os pontos do planejamento.

Muitos empreendedores têm dificuldade em lidar com projetos de curto e longo prazo. Faça o planejamento diário ou semanal, mas tenha sempre em mente os próximos anos.

2. Controle Financeiro

Mais do que contas a pagar e a receber, é preciso se aprofundar nesta área da administração. Tenha sempre por perto o auxílio de bons contadores.

3. Realismo e Pessimismo

Dificilmente um empreendedor abrirá a sua empresa de maneira pessimista. O empreendedor é por natureza um otimista. Porém, é preciso ter os pés no chão e senso de realidade. Muitas vezes problemas são deixados de lado pelo medo do sentimento de pessimismo e se tornam erros graves com o tempo. Por mais que seja otimista, é necessário que o empreendedor seja realista em certos momentos.

4. Dinheiro da empresa e Dinheiro pessoal

A disciplina e controle financeiro devem ter peso maior ainda neste ponto. Misturar dinheiro da empresa com dinheiro próprio é um problema típico de falta de controle financeiro. Seja com entrada de dinheiro ou misturando contas. Este descuido pode se tornar um grave problema com impostos no futuro.

5. Reinvista constantemente

Nos primeiros meses, prefira reinvestir o dinheiro em vez de buscar lucros logo no início. Aquela vontade de trocar de carro, comprar itens não essenciais, deve ser trocada pela vontade de investir mais na empresa. Semeando no começo aumentará as chances de colher frutos maiores no decorrer do tempo.