Detox Digital: moda ou necessidade?

Estar conectado se tornou mais do que normal, é uma necessidade. Não somente para interagir com as coisas e pessoas que estão distante fisicamente de nós, mas também para fazermos algumas tarefas do dia a dia, estudar, solicitar serviços e até mesmo fazer algum acompanhamento médico. Mas essa conexão full-time na internet, é sadia? Estudos da Sociedade de Psicologia Americana alegam que não é saudável, e pode colaborar para o declínio social e aumentar níveis de depressão e solidão.

Em vista dessa conexão constante e acelerada, vários autores e especialistas têm recomendado uma prática relativamente nova: Detox Digital. Essa prática consiste em passar alguns dias desconectados da internet, para conectar-se consigo mesmo. Há quem consiga ser mais radical e desconectar-se do telefone comum também, ou seja, o contato com o pessoa passa a ser somente presencial mesmo por alguns dias. Mas o mais comum é desconectar-se apenas das redes sociais mesmo, e de alguns sites/serviços da internet que não tenham motivos profissionais.

Você já tentou experimentar a diferença nas interações e promover as conexões presenciais, utilizando-se dessa nova tendência que é o Detox Digital?

Essa prática pode contribuir muito em sua produtividade profissional, em seus relacionamentos interpessoais e gestão de pessoas. Porém, deve ser uma escolha pessoal fazer ou não o Detox Digital, o interesse precisa ser genuíno para que se obtenha os resultados almejados.