Comportamentos que causam atritos no ambiente profissional

Um dos principais motivos que causam demissão é o comportamento no ambiente de trabalho. Excelentes profissionais perdem oportunidades de ocupar cargos de liderança por não saber conviver com outros colegas. Por isso, é comum encontrar pessoas que tenham histórias de difícil convivência e de atitudes irritantes de colegas de trabalho. Confira algumas atitudes que incomodam no ambiente profissional:

Falta de compromisso

Um dos maiores problemas no ambiente de trabalho é o funcionário que sempre chega atrasado. Claro que imprevistos acontecem, mas quando vira rotina, esse comportamento gera desgaste e reclamações. Além disso, torna-se um incômodo para os colegas e para empresa.

Bajulação

O profissional oportunista aposta na bajulação na tentativa de se manter protegido. Infelizmente essa atitude é péssima para o colaborador que usa isso como escudo. O bajulador muitas vezes, deixa de concentrar em suas atividades para cuidar o trabalho dos outros, causando desconforto e desconfiança por parte da equipe.

Indiscrição

Estabelecer critérios de convivência é uma prática fundamental para manter boas relações. É preciso ter cuidado quando se trata da vida pessoal. Falar da vida alheia, fazer perguntas inapropriadas ou indiscretas geram atritos desconforto.

Inoportuno

Funcionário que “perde o amigo, mas não perde a piada”, nem sempre é visto com bons olhos. As brincadeiras de mau gosto ou piadas que ofendem, podem transformar em confusões. Outra questão delicada é sempre pedir dinheiro emprestado e nunca devolver é um hábito irritante no ambiente de trabalho.

Fonte: https://exame.abril.com.br