Educação Financeira para Crianças

Quando é ensinado à criança que “dinheiro é coisa de adulto”, a chance de criar um adulto indisciplinado com gastos é imensa. O aprendizado relacionado a finanças vem desde muito cedo.

Crianças aprendem muito com exemplos. Quando as crianças percebem a disciplina dos pais ao dormir, acordar, fazer as refeições, entendem que ser organizado é positivo. Isto fará muita diferença nos próximos passos.

O ideal na educação financeira para crianças é fazê-las desenvolver uma relação natural com o dinheiro. Deixá-las manusear moedas e notas quebrará uma barreira.

Outras brincadeiras como simular compra e venda de produtos fará com que a criança entenda a lógica da troca de dinheiro por produto. Incentivá-las a ter um cofrinho de moedas e separá-las por valor ajudará também a entender matemática.

Quando a criança chegar aos 6 anos, pode-se começar com uma pequena mesada e ajudá-la a entender como funciona o orçamento doméstico. Incentivar a guardar parte da mesada para comprar um brinquedo mais caro ensinará a importância de poupar e acumular.

Educação financeira é aprendizado contínuo, quanto antes começar, mais preparado o adulto será.