Estresse no trabalho: Como proteger os relacionamentos

 A dificuldade em separar o profissional com a vida pessoal – continuar pensando sobre o trabalho quando chegar em casa – não é apenas cansativo, pode também, afetar a visão do parceiro sobre todo o relacionamento. De acordo com um estudo publicado no Journal of Happiness Studies, pessoas  com dificuldades de encerrar o pensamento sobre o trabalho , mais pobres seus parceiros avaliaram a qualidade de relacionamento, descrevendo o relacionamento como menos harmonioso, menos ideal, mais distante e mais difícil. No entanto, podemos tomar algumas medidas para evitar isso, veja:

Socialize com amigos e familiares

Evite checar seus e-mails de trabalho em casa. Sobre as situações de conflito do escritório, o ideal é que sejam resolvidas no trabalho. Quando estiver em casa, priorize os assuntos familiares. Assim, sentirá mais presente e participativo no ambiente familiar.

Determine algum tempo para relaxar

Se possível, desligue seus dispositivos digitais, dê uma volta ou escute música. As pessoas que separaram mais do trabalho, tendem a sentir níveis mais baixos de tensão e cansaço mental.

Pratique algum exercício

Exercitar após o trabalho, uma breve caminhada por exemplo, pode ser uma ótima sugestão para aliviar o estresse. Além de fazer bem para saúde, esse tempo pode ajudá-lo a se sentir mais positivo e disposto.

Se você tiver problemas para encerrar os pensamentos de trabalho em casa, lembre-se: não é apenas bom para sua saúde e bem-estar, mas também para o seu parceiro.

 

Fonte: greatergood.berkeley.edu