A flexibilidade feminina: um diferencial essencial para uma boa liderança

O desenvolvimento exponencial de novas tecnologias proporciona mudanças constantes no ambiente corporativo, assim como na sociedade como um todo.

Para ter um bom desenvolvimento perante a concorrência é necessário adaptar-se às mudanças, ser flexível para dar conta de entregar o produto conforme planejado, mas que esteja de acordo com a atualidade do momento da entrega (sendo que esta muda constantemente). E é preciso que essa flexibilidade esteja presente principalmente na gestão das equipes. Enfrentar os desafios sem perder o foco e entender as novas demandas são habilidades de uma gestão flexível. E essa é uma característica predominantemente feminina.

Indiferente do gênero, é possível desenvolver essa habilidade. Mas o número crescente de mulheres na gestão de equipes têm tornado essa habilidade muito mais visível nas equipes, levando-nos a considerar o quanto essa característica nata feminina têm contribuído para as novas formas de gestão presente neste século.

Os papéis que foram designados à mulher no decorrer da história têm desenvolvido essa capacidade de ser flexível, mas sem extinguir sua competência. E hoje, com o avanço da presença feminina no mundo corporativo, há uma clara influência de suas habilidades natas na forma de construir pensamentos e relacionamentos.