A zona de conforto da equipe

É comum ao ser humano a busca pelo que mais lhe poupa energia. Ou seja é algo natural que se permaneça na zona de conforto. Mas atualmente não é possível permitir que a inércia se perpetue. Estamos na era da informação, e o surgimento de novas tecnologias sugere constante avaliações de conhecimentos e busca por atualizações.

Mas se para um profissional já é difícil manter-se em postos bem qualificados quando se opta pela zona de conforto, imagina o quão ruim pode ser para uma equipe inteira? Esse é o papel do líder em uma equipe: articular para que saiam da zona de conforto, busque soluções, contribua com o mercado através de inovações. Feedbacks construtivos e a estimulação da participação de todos, também são algumas ações que contribuem para o desenvolvimento da equipe.

Apesar do papel essencial do líder, é preciso lembrar que o desenvolvimento pessoal de cada um promove o bem estar da equipe. Ou seja, pessoas mais abertas ao conhecimento, com disposição para aderir ao novo, são mais propícias a desestagnar a equipe.