Marketing Pessoal no ambiente corporativo

Marketing Pessoal no ambiente corporativo

Segundo Philip Kotler, marketing “é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro”. Mas esse conceito também pode ser utilizado em uma ferramenta muito utilizada no mercado de trabalho: o marketing pessoal.

O Marketing Pessoal é uma ferramenta para promover-se como profissional. Não basta apenas ter um bom currículo, boas notas no histórico, e até mesmo boas experiências, se o profissional não souber demonstrar e convencer o recrutador sobre suas habilidades e o quanto ele pode contribuir para a empresa.

Como já mencionado, essa ferramenta é muito utilizada em processos seletivos, quem melhor souber se vender, conquista a vaga. Porém, é possível (e preciso) continuar investindo em marketing pessoal mesmo depois de estar dentro da organização.

Utilizar essa ferramenta dentro de uma empresa é essencial para a ascensão profissional. Inspira confiança e profissionalismo, características essenciais para cargos de gestores e líderes. Ou seja, quando o indivíduo trabalha melhor o marketing pessoal, é possível se destacar entre os demais da equipe, alcançando melhores resultados também devido a motivação proporcionada pelo reconhecimento.