4 habilidades que todos devem aprender aos 20 para se tornarem líderes aos 30

Quando você apagar as velas do seu 30º aniversário, muitos profissionais já terão trabalhado por 8 anos a finco. Enquanto você trabalha incansavelmente para aprender habilidades relacionadas ao trabalho, como medir o crescimento da outra metade? Esta parte é a voltada para relacionamento interpessoal e também para habilidades voltadas à liderança.

1- Saiba ouvir

Sempre há uma pessoa, familiar ou amigo, que você sempre procura quando tem uma ideia genial, um impasse, um problema minúsculo ou uma grande conquista e esta pessoa sempre está de braços abertos para te ouvir. Este tipo de pessoa, que você fica muito confortável para dividir esses momentos, tem a habilidade de ouvir ativamente o que é dito.

Para treinar esta habilidade, quando alguém for compartilhar algo com você, ouça atentamente. Em vez de já imaginar a resposta enquanto a pessoa fale, ouça com muita atenção a entonação da voz, o ritmo, as pausas e a emoção ao falar. Com isto, você conseguirá recontar esta história (se o assunto for permitido), com o mesmo impacto e precisão com que foi ouvida.

 

2 – Liderança Servidora

Existem muitos tipos de liderança, mas o mais efetivo é a liderança com o espírito de servir. Significa que os líderes entendem a importância de ouvir, empatia, consciência, persuasão, conceito, previsão, gerenciar, comprometimento com o crescimento interpessoal e de criar comunidade. São líderes que apoiam a performance, colaboração e camaradagem.

 

3 – Comunicação Efetiva

Parece algo simples, mas não é. Neste caso, não se fala sobre vocabulário e, sim, sobre a dificuldade de se chegar direto ao ponto. Não apenas diretamente, mas também de forma sucinta e com pouca chance de não ser entendido.

A melhor forma de melhorar a habilidade de comunicação é a pausa. Ouça atentamente tudo o que a outra pessoa tem a falar, pause, pense por 3 segundos antes de falar. Isto fará com que o que for dito seja mais consciente.

 

4- Inteligência Emocional

De todas as habilidades que devem ser desenvolvidas antes dos 30, a inteligência emocional é a mais difícil e a mais necessária. Entender suas emoções, lidar com elas , entender a emoção dos outros e ainda praticar a empatia. Muitas vezes podem ser simples como alegria e choro de tristeza. Agora, quando conseguir entender sinais dúbios enviado pelos outros, ganhar a sua confiança e conseguir conexões mais fortes, farão com que seja percebido como uma pessoa sincera.

Fonte Business Insider