3 Dicas para manter o emprego

Conseguir um emprego estável não é fácil, mas mantê-lo pode ser ainda mais complicado. De acordo com especialistas, o comportamento do funcionário é a principal causa da maioria das demissões. Para ter estabilidade no trabalho é preciso mostrar as qualidades, ter paixão pelo que faz e ser respeitoso com seus superiores, colegas de trabalho e clientes. Confira algumas dicas:

Relacionamento

Ter um relacionamento positivo com seu supervisor e colegas de trabalho é um requisito importante para manter seu emprego. Você não precisa ser o melhor amigo de todos, mas deve manter uma relação amigável e respeitosa, caso queira permanecer no trabalho. Mesmo que tenha algumas pessoas difíceis de se relacionar, faça o possível para não entrar em conflitos. Se tiver alguma reclamação, faça com clareza, e nunca culpe as outras pessoas pelas falhas ocorridas.

Atitude positiva

Pessoas que reclamam o tempo todo do trabalho tornam-se desagradáveis e ninguém quer por perto. Se quiser manter seu emprego precisa ter uma atitude positiva em relação à ele. É claro que nem todos os dias o bom humor estará presente, mas é preciso encontrar uma maneira positiva para lidar com os aspectos mais complicados do trabalho. Em vez de reclamar, busque concentrar nas coisas que você gosta no trabalho, valorize os pontos fortes da equipe e suas motivações.

Trabalho em equipe

 Cada vez mais as empresas valorizam funcionários que conseguem trabalhar em equipe. É fundamental se comunicar bem, conviver com seus colegas e trabalhar de maneira harmoniosa, mesmo que tenha suas diferenças com alguns deles. Se for visto como alguém com reputação difícil ou irresponsável, será o primeiro a aparecer quando a empresa precisar cortar custos. Trabalhar em equipe não significa aceitar tudo que é proposto pelos demais, é preciso aprender  a discordar de forma respeitosa. Seja antes de tudo, um bom ouvinte, peça opinião, aceite críticas, mas também, crie oportunidades para explicar seu raciocínio e compartilhar suas ideias. Sempre que for possível, ofereça ajuda , crie laços de amizade, respeito e confiança.

 

Fonte: Business insider