Dicas para liderar uma equipe e melhorar o desempenho no trabalho

O sucesso de uma empresa está diretamente ligado a uma administração eficiente e focada. Para isso, é preciso contar com profissionais preparados para assumir cargos de liderança. É portanto fundamental que essa liderança tenha poder de decisão, além de demonstrar competências comportamentais, como comunicação interpessoal, equilíbrio emocional, humildade e comprometimento. Então confira algumas dicas de como liderar uma equipe com foco nas pessoas!

 Tenha uma boa comunicação

A qualidade da comunicação é um dos requisitos básicos de uma gestão eficiente, cabe ao líder saber gerenciar conflitos e ser um ótimo comunicador.  Além disso,  explorar as ferramentas tecnológicas — como aplicativos de mensagem, e-mails e redes sociais corporativas. Porém, é preciso balancear e evitar a total virtualização da comunicação. O contato pessoal também é importante para o desempenho e alinhamento do grupo.

 Direcionar as responsabilidades

O bom líder deve saber delegar tarefas e ser compreendido. Com isso, contribui para o amadurecimento profissional da equipe. Assim, os colaboradores podem aperfeiçoar habilidades e adquirir experiência. De toda forma, o líder deve acompanhar, orientar e apoiar a realização das atividades, a fim de que todos consigam atingir os resultados previstos.

Incentivar a participação

Em toda atividade o trabalho em conjunto facilita encontrar alternativas para a otimização de processos e engajamento. A participação da equipe com ideias e propostas para solucionar possíveis falhas, contribui para o comprometimento do time.

Identificar os talentos

Primeiramente, saber identificar talentos é mais uma das importantes missões dos líderes. É fundamental conhecer cada colaborador da equipe, suas habilidades, vocações, ambições e dificuldades. Também é necessário acompanhar o rendimento do time e a evolução dos profissionais individualmente em cada atividade proposta. Com isso, preparar novos líderes.

 Comemorar e recompensar

O reconhecimento e a motivação são imprescindíveis para a boa gestão de pessoas. O esforço e a dedicação merecem ser reconhecidos. Sistemas de recompensa como pontualidade e assiduidade – são exemplos que podem ser aplicados, criando uma relação direta entre rendimento e premiação.

 

Fonte: blogespecializacao.fdc.org.br