3 atitudes para preservar amizades no ambiente de trabalho

 

A amizade no ambiente de trabalho é fundamental para tornar o local mais agradável e produtivo. Além disso, podem também fazer diferença em algumas fases da tua carreira fora da empresa atual. Confira as dicas que podem ajuda-lo a conservar essas amizades.

 Transparência

Seja qual for o cargo que ocupa dentro de uma organização, é essencial agir com transparência e profissionalismo. É importante que saiba estabelecer os teus próprios limites e identificar também os limites colocados pelos outros para que haja respeito, e assim, sejam evitados possíveis conflitos.

Respeito

É muito provável que o convívio com os colegas de trabalho seja maior do que com os familiares e amigos íntimos. No entanto, é preciso saber respeitar os limites pessoais e profissionais exigidos pela empresa. Deve compreender que, mesmo os melhores colegas só estão juntos por que são pagos para tal.

Educação

A boa educação das pessoas é o ponto inicial para qualquer amizade. Questões sobre relacionamentos, opiniões políticas ou religiosas são assuntos delicados  no ambiente de trabalho. Pode acontecer que algum colega tenha uma opinião contrária e por isso, criar problemas na relação. Forçar a situação para criar uma ideia de amizade irá piorar ainda mais algo que poderia ser tratado com normalidade e profissionalismo.

O ideal é estabelecer e identificar os limites dos teus relacionamentos no ambiente de trabalho para evitar possíveis conflitos e decepções.

 

Fonte: universia.pt